Na pauta da reunião, a reestruturação do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites e as metas para 2011 e 2012. Na foto em anexo (crédito de Magda Fernanda/MS) , o deputado com o ministro da saúde.
Aleandro Rocha- assessor de imprensa – Brasília, 9 de fevereiro
O deputado federal Geraldo Thadeu (PPS/MG) participou da “106ª Reunião da Comissão Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais” (CNaids), ontem, 8, em Brasília. No evento, que contou com a participação do ministro da saúde, Alexandre Padilha, o parlamentar defendeu o fortalecimento das ações contras as Hepatites Virais. Em documento entregue aos participantes, o Ministério fixou para março a publicação do novo Protocolo de Diretrizes do Tratamento contra a doença.
Geraldo Thadeu afirma que o Departamento Nacional é uma referência mundial e que as ações que envolvem as Hepatites Virias também devem se tornar referência. A declaração do parlamentar refere-se às dúvidas levantadas pela sociedade quanto à nova estrutura do Programa Nacional das Hepatites, que foi incorporado ao Departamento de DST, Aids.
Em resposta ao questionamento do parlamentar, o diretor do Departamento, Dirceu Greco, explicou que “o PNHV continua existindo”, e com uma estrutura mais ampla. Greco também informou que as próximas campanhas de conscientização, - como a “Fique Sabendo,- abordarão o tema. Também está previsto a ampliação da cobertura vacinal conta a Hepatite B até 2012, sendo 20-24 anos (2011) e 25-29 anos (2012).
Geraldo Thadeu reconheceu a disposição do ministro em debater o tema. “Experiente e conhecedor, Padilha está disposto a nos escutar e fortalecer o diálogo. Continuaremos levando as questões ao Governo e apoiando as ONGs, - que fazem um trabalho de extrema importância em nosso país”, afirma.
Segundo o parlamentar, os benefícios da incorporação do Programa das Hepatites ao DST, Aids na vida dos milhões de infectados (cerca de seis milhões de brasileiros e brasileiras) serão acompanhados de perto. A distribuição de medicamentos, o apoio às pesquisas e à campanhas de conscientização e prevenção continuarão a ser prioridades. “Saberemos apoiar e reconhecer as iniciativas do Ministério da Saúde, mas saberemos cobrar qualquer ato que deixe de privilegiar o cidadão que necessita de um tratamento de qualidade”, finaliza.
Saiba mais...
Hepatites Virais – Metas para 2011 e 2012
- Ampliar a cobertura vacinal conta a Hepatite B para 20-24 anos (2011) e 25-29 anos (2012);
- Centralizar exames de biologia molecular para Hepatite C: carga viral e genotipagem;
- Garantir acesso ao diagnóstico, compartilhando responsabilidades com os Estados;
- Migrar medicamentos para o componente estratégico em 2011, e execução em 2012;
- Publicar o Protocolo para Tratamento do HCV até março de 2011 (atualizado e renovado);
- Realizar atividades educativas para implementação dos protocolos de Hepatites C e B.
Fonte: Ministério da Saúde