terça-feira, 19 de abril de 2011

Reunião entre o deputado federal Geraldo Thadeu e o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

Geraldo Tadeu esq. Dirceu Greco direita

 

Geraldo Thadeu participa de reunião com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites do MS, Dirceu Greco.


Por: Aleandro Rocha – assessor de imprensa

Brasília, 19 de abril

As metas e os avanços no enfrentamento das Hepatites Virais no Brasil foram temas da reunião entre o deputado federal Geraldo Thadeu (PPS/MG) e o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco. “A reunião de hoje (19) é uma forma de acompanhar e participar do trabalho realizado pelo MS”, ressaltou o deputado que preside a Frente Parlamentar das Hepatites e Transplantes da Câmara Federal.
Durante o encontro, Geraldo Thadeu defendeu a implantação de laboratórios de referência nas capitais, para facilitar o acesso aos testes de tipagem sanguinea. “Ampliar os testes de detecção e fortalecer o cadastro de notificações são ações de extrema importância no combate a uma doença que evolui silenciosamente, afirma o deputado.
Também durante a reunião, Geraldo Thadeu ressaltou o compromisso com as ONGs que atuam na luta conta as Hepatites e pediu ao diretor do Departamento que priorize o diálogo com os seus representantes.
Dirceu Greco mostrou-se receptivo às demandas e afirmou que o trabalho tem tido importantes avanços. De acordo com ele, em breve o Ministério lançará o novo manual de tratamento contra a doença. “Também estamos organizando grande mobilização para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, em 28 de julho”. Como forma de ampliar e fortalecer a campanha de conscientização, Greco informou sobre uma série de reportagens sobre o tema, que será produzida pelo dr. Dráuzio Varella, nos próximos meses.
Ao final, Geraldo Thadeu solicitou a atenção do Ministério para a inclusão do Fibroscan, aparelho que avalia o grau de fibrose hepática, no Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos avançado na pesquisa e devemos priorizar as novas tecnologias para diminuir a dor e proporcionar mais qualidade de vida aos portadores da doença. Geraldo Thadeu afirmou estar confiante no trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério da Saúde e reafirmou o compromisso de continuar apoiando as mobilizações em todo o país.